PUB

Sociedade

Cabo Verde já conta com sistema nacional de adoção de cães e gatos

Através da plataforma online qualquer pessoa, Câmara Municipal ou Associação pode adotar ou colocar animais para adoção.

A presidente do Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis, Maria Suzana Fortes, explica como se desenrola o processo.

“O sistema tem toda a informação que recolhemos sobre o animal que está a ser inserido. Este animal segue para um backoffice de administração onde vamos ver qual é o animal, quem que propõe e podemos entrar em contacto com o proponente para ter mais informações ou saber mais sobre as circunstâncias. De seguida, ao aceitarmos este animal, ele fica visivel para o público. As pessoas podem visitar o site e ver quais estão disponiveis para adoção “, faz saber Maria Suzana Fortes.

A presidente para o Movimento Civil para as Comunidades Responsaveis diz que esta é uma forma de evitar que mais animais estejam nas ruas a diambolarem. Para além do sistema nacional de adoção de animais de pequeno porte, a mesma fonte garante que, há todo um esforço para criar um sistema nacional de registro de animais.

“Em breve esperamos contar com o sistema nacional de registro de pequenos animais, onde todos poderão ser identificados com micro-chips ajustado ao mesmo tempo promover a adoção comunitária. Portanto com este sistema esperamos que o número de animais diminua significativamente a médio e longo prazo”.

A responsável lembra ainda que também há todo um trabalho no sentido de se gerir éticamente a população canina e felina, evitando que estejam nas ruas.

“A ideia é promover a castração massiva. Ao castrarmos 80% da população de uma só vez, num período de seis meses, a população deve estabilizar-se. A partir daí implementamos a castração contínua”, explica Maria Fortes.

A plataforma de adoção pode ser acedida através do site https://adotacv.mccr.cv

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top