A ONU-Habitat e a MORABI procedem, nesta sexta-feira (4), à assinatura dos contratos de desembolso dos Fundos Geridos pela Comunidade para financiamento de projetos das famílias das comunidades de Água Funda (Praia), Ribeira Julião I (Mindelo) e Povoação Velha (Boa Vista). No total são 40 famílias beneficiadas, numa primeira fase. O acto público decorre na Sala do Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia.
Os Fundos Geridos pela Comunidade são parte da estratégia do Programa Participativo para Melhoria dos Assentamentos Informais (PSUP), financiado pela União Europeia e implementado pelo ONU-Habitat, que busca a capacitação e integração da população na tomada de decisões e torná-los ativos na implementação de projetos de melhoria das condições de vida nos seus bairros através de atividades geradoras de rendimentos.
Com a assistência da MORABI e apoio das respetivas Câmaras Municipais, a iniciativa vem organizando as três associações comunitárias para, finalmente, receberem os primeiros desembolsos que se destinam às famílias e dar suporte aos projetos de geração de renda nestes locais.
Nesta primeira rodada de desembolsos, serão 40 famílias beneficiadas, com projetos que variam desde comércios já estabelecidos, até a aquisição de materiais para agricultura e melhorias habitacionais.