A Câmara Municipal de Santa Catarina vai homenagear, esta quinta-feira (3), o futebolista, Jovane Cabral. Filho de Assomada e de Santa Catarina, o atleta sagrou-se este ano campeão nacional do futebol português, pelo Sporting.
O ato de homenagem, acontece pelas 10h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sendo encabeçado pela Presidente Jassira Monteiro.
Jovane Cabral tem um reconhecido percurso desportivo, pese embora a sua juventude. Além disso, o extremo possui projetos para Santa Catarina que passam por apoios e estímulos à atividade desportiva direcionada para as camadas mais jovens, em particular no futebol.
Natural de Santa Catarina, onde nasceu em 1998, Jovane Eduardo Borges Cabral sagrou-se campeão nacional do campeonato português de futebol pelo Sporting, na época 2020-21. Antes de rumar a Portugal, Jovane jogou no Grémio Desportivo de Nhagar, sendo na ocasião convidado pelo Sporting a desenvolver todas as suas capacidades na academia do clube lisboeta.
Foi na Academia do Sporting que o jovem santacatarinense, de 22 anos, se começou a destacar, tendo sido campeão nacional de juniores (2016-17) e fazendo uma breve passagem pela Seleção Cabo-verdiana. No entanto, mais tarde, optou pela seleção portuguesa.
Com o equipamento do Sporting, Jovane Cabral conquistou duas taças da liga (2018-19 e 2020-21) e uma taça de Portugal, a que se junta agora o campeonato 2020-21.
Vivendo o melhor momento de sua carreira futebolística, Jovane Cabral poderá vir a representar Cabo Verde na fase final do CAN e nas eliminatórias para o Mundial de Futebol 2022. É que, apesar de ter recusado dois convites para integrar a Seleção Cabo-verdiana de Futebol, Jovane já manifestou disponibilidade para representar as cores nacionais. Uma disponibilidade, aliás, bem acolhida pelo selecionador nacional, Pedro Brito “Bubista”.