PUB

Economia

Porto Novo: Agricultores satisfeitos com safra de cana sacarina

A safra de cana sacarina no Porto Novo, em Santo Antão, iniciada em Janeiro, decorreu na “normalidade” em todo o concelho e os agricultores fazem um “balanço positivo” da colheita deste ano.

Em todos os vales agrícolas do município, os agricultores dizem que a safra decorreu sem quaisquer constrangimentos, marcada por “uma boa produção” da cana de açúcar o que vai contribuir, consequentemente, para o aumento de produção do grogue.

No Tarrafal de Monte Trigo, uma das principais zonas agrícolas do concelho do Porto Novo, a colheita já terminou, segundo o agricultor Analides Évora, citado pela Inforpress, para quem “tudo decorreu na normalidade”.

Situação idêntica foi constatada na Ribeira da Cruz, outra importante zona agrícola deste município, onde, segundo o agricultor Edivaldo Neves, “tudo se processou normalmente”, graças, também, à actuação das autoridades ligadas à fiscalização.

Na Ribeira das Patas, onde o corte de cana está a ser concluído, o agricultor Arlindo Delgado realçou, também, o facto de a safra deste ano ter decorrido “sem problema de maior”, nessa zona agrícola de grande tradição a nível de produção da aguardente.

Todos salientam a acção da Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE) na fiscalização, o que, a seu ver, contribuiu para que “tudo tivesse decorrido normalmente”.

Entretanto, a IGAE esclarece aos agricultores que o engarrafamento do grogue para comercialização deve ser feito em recipientes de vidros específicos para a indústria alimentar, de preferência invioláveis e que garantam a segurança do produto, de acordo com a lei do grogue de 2015.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top