O projeto “Ação Solidária”, que já vai na sua fase II, tem por objetivo oferecer aparelhos ortopédicos, como próteses, orteses e outros, a pessoas de todas a faixas etária que não dispõem de meios financeiros para adquirir esses bens.
Na primeira fase, o CENORF conseguiu beneficiar 21 pacientes, sendo duas crianças da ilha do Fogo, uma jovem de São Vicente, um jovem do Sal e os restantes distribuídos pelos Concelhos da ilha de Santiago.
De acordo com o administrador do Centro, Alberto Afonso, o projeto surgiu após constatarem que “muitas pessoas que passavam pelas avaliações técnicas desistiam, porque, por vezes, não tinham condições de pagar o tratamento”.
Com isso, um casal missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, parceiro do projeto até hoje, “prontamente se disponibilizou em arranjar fundos para os ajudar”.
Além deste parceiro, o projeto conta também com a colaboração das estruturas de saúde do país para triagem e encaminhamento dos paciente para tratamento.
O Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional tem por finalidade contribuir para uma melhor qualidade de vida, produzir e promover a reabilitação funcional através dos aparelhos ortopédicos e sessões de fisioterapia.