A dupla Janice Varela e Ludmila Varela já deram início aos treinos, tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano de Voleibol. As irmãs têm estado a treinar no areal da praia da Gamboa, na cidade da Praia.
“Já estamos dando continuidade aos nossos treinos, porque não paramos, sempre continuamos activas. Só que tivemos alguns problemas, interrompendo os treinos devido ao estado de calamidade, mas já estamos autorizadas novamente, então estamos a treinar e, neste momento, estamos a aguardar alguns atletas que faltam chegar das ilhas e também treinador. Como as duplas de voleibol de praia normalmente são atletas independentes, já estamos continuando a seguir planos à distância de treinadores, aguardando a sua chegada”, disse Ludmila à RCV.
Os treinos têm sido mais intensos aos fins-de-semana, altura em que a dupla faz sessões duas vezes por dia. O facto de elas serem de Assomada, cidade longe do litoral, torna mais complicada a preparação.
“Faço os treinos semanais, no meio da semana e também aos fins-de-semana fazemos com mais intensidade. Treino tanto de manhã como de tarde, sempre na Gamboa, porque em Santa Catarina, lá de onde somos, não há uma praia de mar. Pedimos apoio da Câmara Municipal e da federação. Está sendo preparado um campo para ver se treinamos também em Assomada. Neste momento estou em Assomada, então é um pouco difícil sair de lá e tornar vir a jogar na areia, então já estamos a criar estas condições para conseguir treinar aqui e lá, para que quando o treinador vier, possamos aproveitar a Praia do Tarrafal para ir experimentando diferentes condições”, acrescenta.
Janice e Ludmila ganharam o direito de estar no Campeonato Africano de Voleibol de Praia depois de terem ficado no quarto lugar dos Jogos Africanos de Praia em 2019, no Sal, a competição do próximo mês em Marrocos é qualificativa para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Além da dupla Janice e Ludmila, Cabo Verde irá ter uma outra dupla feminina no campeonato africano mas ainda não está definida.
c/ RCV