O Movimento Eco-feminismo de Cabo Verde realiza no próximo dia 29 de Maio, na plataforma online zoom, uma plenária final para a aprovação do Manifesto Feminista de Cabo Verde.
Esta plenária de discussão vem na sequência do fórum “Mulheres Pela Equidade de Género: Agenda Feminista e Empoderamento das Mulheres em Cabo Verde” realizado no passado dia 27 de Fevereiro.
Este fórum, conforme nota de imprensa, teve como objectivo debater as questões feministas e agendar as prioridades em Cabo Verde, através de intercâmbio entre activistas no país, e na diáspora, para criação de uma declaração de compromisso com áreas específicas de actuação.
O Movimento Eco-Feminismo Cabo Verde foi criado em Abril de 2019 com o objectivo de discutir a emancipação e a autonomia da mulher, e estratégias de como contornar a desigualdade da mulher e promover a sua visibilidade em vários campos.
Vincular as mulheres cabo-verdianas, com a natureza e o meio ambiente, defender os seus direitos, através da advocacia e sensibilização sobre o seu papel na conservação e protecção do meio ambiente, a importância da sua integração nas decisões das acções e políticas estratégicas de adaptação e mitigação face às alterações climáticas, são alguns dos principais objetivos desse Movimento.