Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (Estados Unidos da América) actualiza orientação para pessoas que já receberam duas doses da vacina contra a Pandemia de COVID-19.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em Inglês) – de acordo com cnnbrasil.com.br -, recomendou, quinta-feira, 13, que as pessoas completamente vacinadas não precisam usar máscaras em ambientes externos, e que o uso delas em ambientes internos pode ser evitado na maior parte dos lugares, actualizando orientações que, segundo a Agência, podem fazem com que a vida comece a voltar ao normal.
O CDC também disse que as pessoas totalmente vacinadas não precisam praticar o distanciamento físico na maioria dos lugares. O Órgão espera que a Orientação faça com que mais Norte-Americanos sejam vacinados.
A diretora do CDC, Rochelle Walensky, sustenta que a nova Orientação, avançada apenas duas semanas depois da actualização mais recente, foi baseada na redução brusca do número de casos, expansão das vacinas para os mais jovens e comprovação da eficácia dos imunizantes contra as variantes do novo Coronavírus.
O CDC tem ouvido críticas, vindas até mesmo das autoridades de Saúde, sobre cautela excessiva em suas orientações. Os críticos dizem que as pessoas precisam ver mais os benefícios da vacinação, em termos do retorno às actividades normais.
“Nas últimas duas semanas, conseguimos ter dados adicionais que mostram que as vacinas funcionam no mundo real, protegem contra variantes, e que as pessoas vacinadas têm menos probabilidades de transmitir o vírus”, argumenta a Agência, em Comunicado à Imprensa.