Arrancou esta quinta-feira, 13, na Comunidade de Janela, em Santo Antão, uma campanha de castração e desparasitação de cães. A iniciativa decorre no Centro Comunitário dessa comunidade e pretende castrar cerca de 60 cães, durante seis dias.
A castração e tratamento serão gratuitos, mas a desparasitação terá um custo de 500 escudos, segundo informa Ilton Lima, voluntário do projeto.
O objetivo é castrar cerca de 60 cães nesta comunidade, embora, segundo o mesmo, ainda estão a fazer o levantamento dos cães na comunidade.
Depois da campanha de castração de cães, Ilton Lima afirma que a clínica do projecto, que funciona na zona de Paço, vai encerrar as suas funções por um período de um mês.
O projecto “um cão, um amigo” arrancou, este ano, no mês de Fevereiro na localidade de Cabo de Ribeira passando por Eito e Figueiral do Paul. Até ao momento Ilton Lima afiançou que já castraram mais de 300 cães no concelho.
O projecto “um cão, um amigo” surgiu da iniciativa de um grupo de cidadãos holandeses que, de visita a Santo Antão, constatou a existência de “muitos cães em situação de abandono”.
Além da castração, o projecto consiste ainda na criação de um canil, que vai ser “uma espécie de um lar”, para os cães abandonados.
A meta do projecto é “reduzir ao máximo a quantidade de cães abandonados” nos municípios de Santo Antão.
C/Inforpress