Assomada comemora esta quinta-feira, 13 de Maio, o 20º aniversário da sua elevação à categoria da cidade.
A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro considera que a cidade da Assomada transformou-se bastante, nos últimos 4 anos. No entanto, Monteiro aponta o empoderamento das famílias mais carenciadas, requalificação urbana e ambiental como os principais desafios da cidade.
“Nos últimos anos temos visto a cidade mudar de cara literalmente. Hoje que vem a cidade da Assomada reconhece literalmente a mudança que a cidade tem tido. Portanto, acredito que estamos na onda de desenvolvimento é isto que queremos implementar no centro da cidade e no município em geral”.
Jassira Monteiro diz que infelizmente, devido à situação de pandemia, acrescida do estado de calamidade, não permite uma celebração com a dignidade que o momento exigiria, juntando na rua essa vontade coletiva que, nos últimos anos, tem vindo a transformar Assomada numa cidade de verdade.
A autarca sublinha que a saúde das pessoas está em primeiro lugar. E assegura que “logo que as condições o permitam, não deixaremos, contudo, de assinalar com toda a dignidade e elevação os vinte anos da cidade, uma efeméride que está muito para além de uma data, que significa um acervo histórico de transcendente importância e uma exaltação de memórias coletivas e de cultura que importa sempre assinalar e enaltecer”.
Jassira Monteiro lança um apelo a todos para se centrarem no essencial, deixando pequenas divergências de lado e que se unam nesse grande desígnio de fazer de Assomada e de Santa Catarina centros vitais para o desenvolvimento de Santiago Norte e de Cabo Verde.
C/RCV