PUB

Sociedade

Estudo aponta Santo Antão como a ilha com a segunda maior taxa de diabetes de Cabo Verde

Um estudo sobre a diabetes mellitus, que consta duns dados avançados pela região sanitária de Santo Antão, aponta a ilha como a segunda com a maior taxa de incidência da doença no país.

Com uma taxa de 06,1%, a ilha das montanhas fica apenas atrás do Maio (07,1%).

“Santo Antão, num estudo feito a pessoas entre os 18 e 69 anos, no que tange à doença diabetes mellitus, apresenta uma taxa de 06,1%, sendo a segunda maior percentagem no País, ficando atrás da ilha do Maio, com 07,1%”, explica a Região Sanitária de Santo Antão, segundo a Inforpress.

Estes dados foram avançados esta semana, no âmbito de um encontro promovido para adopção de diretrizes sobre actividade física e prevenção do sedentarismo em Cabo Verde.

O encontro foi uma iniciativa do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e da Direcção Nacional da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A nível da hipertensão arterial, a ilha de Santo Antão ocupa, também, a segunda posição no ranking das ilhas mais afectadas por esta doença, com 34,1%, ficando atrás de São Nicolau, com 42,2%.

“Isso quer dizer que devemos mudar os nossos costumes, praticando hábitos saudáveis para reverter essas percentagens”, referiu a Região Sanitária de Santo Antão, indicando ainda que “demasiado comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde, pode aumentar o risco de doença cardíacas, cancro e diabetes”.

“Limitar o tempo em comportamento sedentário e ser fisicamente activo é bom para a saúde”, alertou ainda a Região Sanitária de Santo Antão.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top