O deputado Damião Medina diz que apoia a iniciativa do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) que anunciou arrancar nos próximos dias uma campanha de caça e abate dos cães vadios que estão a devorar gado no concelho de Porto Novo na ilha de Santo Antão.
“Entre uma cabeça de cabra que dá lucro aos criadores e um cão na rua, que nem se sabe quem é o dono, claro que se prefere garantir a continuidade do lucro e rendimento para os homens e mulheres que labutam na criação animal”, escreve o deputado na sua página no facebook.
O deputado nacional eleito pela lista do Movimento para a Democracia (MpD), pelo círculo eleitoral de Santo Antão, congratula-se assim com a medida anunciada pelo delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, Joel Barros.
Este responsável lembrou que, há um ano, foi criada uma comissão de acompanhamento desta problemática que promoveu uma primeira campanha de apanha e abate de cães vadios, a qual acabou por “estabilizar a situação”.
Contudo, devido ao abandono por parte das pessoas dos seus cães, o problema volta a preocupar os criadores e as autoridades, que prepararam uma nova campanha de abate a esses animais, que têm estado a dizimar o gado caprino, neste concelho.
Joel Barros assegurou que a decisão do MAA já foi acertada com a Câmara Municipal do Porto Novo.