A cerimônia de apresentação pública aconteceu na manhã de hoje e foi presidida pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro do Estado, Carlos Monteiro, que prevê, com esta iniciativa, projetar o município a nível nacional e internacional.
Além da projeção de São Nicolau, como sublinhado por Carlos Monteiro, esta iniciativa pretende conectar e dar mais oportunidades aos jovens da ilha, apresentar as melhores vias para se chegar a estas oportunidades, dentro e fora do país, com foco em África.
“Queremos oferecer uma via de contacto direto com as instituições e organizações internacionais, que estão muito ativos no empoderamento de jovens africanos e que financiam projetos diretamente para jovens. Assim evitaremos a dependência do governo e das câmaras municipais”, sublinha o secretário de Estado.
Além disso, pretende-se com esta distinção elevar o empreendedorismo, promover formações, atividades lúdicas, desportivas e culturais e, também, “valorizar aquilo que São Nicolau tem de melhor”.
A cerimônia contou ainda com a presença da gestora do portefólio Crescimento Inclusivo do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Adelaide Ribeiro, e do presidente da Câmara Municipal, José Martins.
Esta iniciativa é coordenada pelo Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com o escritório conjunto do PNUD.
C/ RCV