PUB

Covid-19

Praia: 120 alunos e 117 professores já testaram positivo desde o início do ano letivo

Dados avançados, quinta-feira,6, pelo delegado do Ministério da Educação, do concelho da Praia, revelam que desde setembro do ano passado, 120 alunos e 117 professores já foram contaminados pela covid-19.

O delegado do ministério da educação, Adriano Moreno Fernandes, mostra-se preocupado com os casos de covid-19 entre os alunos do 1.º ao 12.º, no município da Praia. Conforme avançou à Rádio Púbica, a delegação já registou 120 novos casos positivos de doença, entre os alunos, no presente ano letivo.

“Em Achada Mato, no segundo trimestre, tivemos que encerrar uma turma por 10 dias, por razões de precaução”.

Segundo Adriano Moreno Fernandes, têm-se realizados testes nas escolas do município, e caso for detetado um caso numa turma, apenas o aluno infetado fica em quarentena em casa. Caso os restantes testem negativo, as aulas continuam.

“A partir de dois casos numa turma, por precaução encerramos a turma. Felizmente, não temos tido na mesma turma esse tipo de casos”, esclarece o delegado.

Esse responsável explica, ainda, que já houve casos em que foram encerradas as aulas em turmas cujos professores testaram positivo à covid-19. Nomeadamente, turmas do primeiro ciclo, do 1.º ao 4.º ano, pois nesses casos têm um único docente.

“Há casos desses que têm ocorrido ao longo desde trimestre e que gerimos com naturalidade, sempre em sintonia com as delegacias de saúde. Até agora temos 117 professores, do 1.º ao 12.º ano, que já testaram positivo, num universo de 1600, durante este ano letivo, que começou em setembro”.

“Temos notado neste último trimestre um aumento do número de casos nas escolas. Esta é a nossa grande preocupação, mas todas as medidas de segurança sanitárias estão a ser tomadas para que ainda continuemos a funcionar”, afirma Fernandes.

Além de casos positivos entre os estudantes e os docentes, têm-se registado, igualmente, casos positivos no seio dos funcionários das escolas. Até agora, foram contabilizados 34 colaboradores contaminados. Situação que obrigou à contratação de mais 40 funcionárias para as aéreas de limpeza e apoio operacional.

Perante tal cenário, o delegado do Ministério da Educação, do concelho da Praia, alerta para que “agora mais do que nunca” sejam cumpridas todas as medidas de segurança sanitárias. Principalmente aos alunos do 12.º que estão a menos de um mês do término do ao.

O mesmo estendeu, igualmente, o apelo às comunidades para que observem medidas recomendadas pelas autoridades, para evitar que os alunos tenham, “mais uma vez”, que interromper as aulas antes do final do ano letivo.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top