PUB

Desporto

EFAG procura apoio para nova sede

A Associação Escola de Futebol Achada Grande (EFAG), na cidade da Praia, está à procura de parceiros e apoios para conseguir um espaço próprio. A sede atual é improvisada num quintal e o teto encontra-se em avançado estado de degradação e prestes a desabar.

A luta por uma sede oficial é enfrentada desde a criação da Associação Escola de Futebol Achada Grande Frente. Desde 2018 a EFAG esteve a desenvolver projetos sociais a partir de espaços emprestados ou improvisados.

Segundo o secretário da EFAG, Vander Duarte, a associação já fez um pedido junto da Câmara Municipal da Praia, mas o mesmo foi recusado em março passado. Entretanto esperam renovar as esperanças com a marcação de uma nova audiência.

“A Câmara Municipal da Praia é nossa parceira porque nos facultou materiais para o treino, mas a edilidade recusou o pedido para criarmos uma sede no Centro Multiuso local, justificando que o espaço não estava disponível e sabendo que as salas estavam fechadas. No entanto, já marcamos uma nova audiência”, explica Vander.

A nova sede, além de suprir as necessidades de funcionamento da associação, também se mostra indispensável para desenvolver outros projetos comunitários, entre eles, a criação de uma biblioteca e de uma sala de informática.

Os projetos futuros

Além dos objetivos já alcançados, como doações direcionadas a jardins, famílias necessitadas e kits escolares a alunos, esta associação está empenhada em encontrar mais parceiros para desenvolver projetos futuros de forma a ajudar ao máximo o bairro, e não só.

Com o objetivo de incutir valores básicos como respeito, disciplina e solidariedade, a EFAG quer criar um estúdio musical e investir em aulas de línguas, aulas de recuperação e aulas de música.

Segundo o nosso entrevistado, a escola pretende implementar novas modalidades como basquetebol, vôlei, boxe, andebol, futsal e futebol feminino.

 EFAG, o que é?

A Associação Escola de Futebol Achada Grande (EFAG) é uma organização não-governamental, da comunidade de Achada Grande Frente, Praia, sem fins lucrativos, fundada a 14 de setembro de 2018, mas só em 26 de dezembro de 2019 foi oficializada.

A escola, que utiliza o desporto como mecanismo de reeducar os jovens da sua comunidade, conta com aproximadamente 200 atletas divididos entre sub 6, 9, 11, 13, 15, 17, 19 e feminino.

A Associação Escola de Futebol Achada Grande foi criada por 3 jovens formados em Ciências do Desporto: o presidente, Emerson Paiva Moniz, o vice-presidente, Edson Patrick Paiva Moniz e o secretário, Vander Ailton Cabral Duarte.

PUB

PUB

PUB

To Top