PUB

Santiago

Morreu o sindicalista Anibal Borges vítima da covid-19

O Presidente do Sindicato das Instituições Financeiras (STIF) Aníbal Augusto dos Reis Borges faleceu na noite deste domingo, 2 de Maio, na cidade da Praia, vítima da covid-19.

Segundo os familiares, Aníbal estava internado já há alguns dias com covid – 19, no Hospital Agostinho Neto, na capital.

Aníbal Borges era quadro da companhia seguradora Garantia, SA e Presidente do Sindicato das Instituições Financeiras (STIF), cuja criação partiu da sua iniciativa.

Borges era, também, coordenador da plataforma sindical que reúne 12 Sindicatos ligados à UNTC-CS e o mais o sindicato Nacional dos Professores (SINDEP).

Reacções

Nas redes sociais amigos e figuras públicas lamentam a morte daquele que é considerado um dos principais rostos do sindicalismo cabo-verdiano.

“Já não tenho palavras para tanta dor. Diariamente, perdemos familiares e amigos. Ficamos irreparavelmente mais pobres. E ontem deram-me a notícia de mais uma irreparável perda: a morte do meu amigo e conterrâneo Aníbal dos Reis Borges”, escreveu o antigo primeiro-ministro, José Maria Neves.

O também candidato à presidência da República fala do “grande contributo” e “enorme trabalho” em prol do sindicalismo cabo-verdiano e na construção de um Cabo Verde de “progresso e de bem-estar”.

“Consternado pela triste notícia do falecimento do amigo Aníbal Augusto dos Reis Borges, quadro da companhia seguradora Garantia, SA e Presidente do Sindicato das Instituições Financeiras”, escreveu ainda José Agnelo Sanches.

“Foste sempre duro no combate, determinado, inquebrável. Mas este inimigo é cruel. Que perda meu Deus. Estamos destroçados”, lamentou também Sara Duarte Lopes.

O malogrado era natural de Santa Catarina de Santiago e será certamente lembrado como um dos rostos e figuras carismáticas do sindicalismo cabo-verdiano, com um legado em prol da defesa dos direitos dos trabalhadores.

PUB

PUB

PUB

To Top