PUB

Mundo

Conflito: Washington e Londres desmentem troca de prisioneiros com o Irão

Estados Unidos da América (EUA) e Reino Unido desmentem a notícia da Televisão estatal iraniana sobre um suposto acordo de troca de prisioneiros com o Irão.

Segundo a reportagem – citada por pt.euronews.com -, que cita um “oficial anónimo”, Teerão libertaria quatro americanos acusados de espionagem em troca de quatro iranianos detidos nos Estados Unidos. Por outro lado, estaria disposto a garantir a liberdade de Nazanin Zaghari-Ratcliffe.

A Família da cidadã iraniana e britânica desconhece qualquer acordo. A advogada apenas confirma que o embaixador do Reino Unido em Teerão foi à casa de Nazanin. Tulip Siddiq diz que os dois conversaram sobre vacina contra a COVID-19 e que não foi mencionado qualquer acordo com o Governo de Teerão.

Segundo a dita reportagem da Televisão iraniana, Zaghari-Ratcliffe seria libertada assim que o Reino Unido pagasse uma dívida de equipamento militar a Teerão e que o acordo com os EUA implicaria a libertação de sete mil milhões de dólares em fundos iranianos congelados.

Para o marido de Nazanin, que tem feito campanha pela libertação da mulher, desde que foi detida no Irão em 2016, apesar de não ter sido confirmada, a notícia é um bom sinal por parte do Governo iraniano.

Nazanin Zaghari-Ratcliffe já cumpriu uma pena de prisão de cinco anos em Teerão por acusações de espionagem. Na semana passada, foi acusada de fazer propaganda contra o Regime e condenada a mais um ano de prisão.

PUB

PUB

PUB

To Top