PUB

Cultura

Festeiro de São Filipe 2022: São os munícipes representados pela câmara

O festeiro da bandeira de São Filipe no ano de 2022 são todos os munícipes de São Filipe, residentes e na diáspora, representados pela câmara Municipal de São Filipe, anunciou ontem o autarca Nuías Silva.

Ao assumir a responsabilidade para a comemoração da festa da bandeira de São Filipe 2022, o presidente da câmara, adiantou que será um ano especial, em que se comemora os 100 anos da elevação à categoria de cidade.

Para tal, diz Nuías Silva, a câmara quer honrar o nome e a festa com dignidade, sublinhando que vai ser também um ponto de convergência sobre aquilo que quer que sejam as festividades das bandeiras na ilha e em São Filipe.

O autarca adiantou ainda que vai trabalhar em parceria com a família do festeiro de 2021, na implementação de alguns projectos sociais que tinham em carteira e que não foram materializados, devido à pandemia, no sentido da implementação dos mesmos em conjunto.

“A festa de 2022 será de todos os sanfilipenses e a câmara vai representar os festeiros, e prometemos que a festa será grande, mas também vamos devolver uma cidade mais bonita e acolhedora, que orgulha a todos”, disse o presidente da câmara no acto da passagem da bandeira.

Com relação à diáspora, o autarca deixou o apelo no sentido de preparem, com antecedência, a vinda no próximo ano para retomar as festividades tradicionais e para conhecerem as oportunidades que São Filipe e a ilha do Fogo têm para investimentos.

“O ano de 2022 será o início daquilo que será a centralidade das festas das bandeiras na ilha do Fogo, que queremos que seja um factor de dinamização cultural, desportiva, económica, mas também de convívio e confraternização”, disse Nuías Silva.

Por sua vez, o administrador da Casa das Bandeiras, Henrique Pires, explicou que o motivo da realização da passagem da bandeira, pela primeira vez, fora do sítio tradicional, deve-se à situação de pandemia.

Já a escolha de câmara para ser a festeira de 2022 tem a ver com o facto de no próximo ano a cidade de São Filipe vai celebrar os 100 anos da sua elevação a esta categoria.

O pároco de Nossa Senhora da Conceição, Lourenço Rosa, foi quem procedeu a passagem da bandeira do festeiro de 2021, Carlos Fidalgo, para o festeiro de 2022, Câmara Municipal de São Filipe,

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top