PUB

Política

Primeiro Ministro confiante na retoma do turismo para Setembro

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, manifestou-se confiante numa “boa retoma” do turismo no Inverno, de Setembro em diante, desde que toda a gente contribua para o combate da covid-19 em Cabo Verde.

O chefe do Governo fez esta previsão, na ilha do Sal, onde também declarou, ontem, estado de calamidade em Cabo Verde, face ao aumento da propagação do vírus da covid-19.

Considerando que o aumento da propagação do vírus deve-se ao contágio de pessoa para pessoa, devido ao desrespeito pelas normas sanitárias, o governante renovou a necessidade de se reforçar todas as medidas restritivas, coercivas e de fiscalização, sobretudo, no sentido da responsabilidade cidadã.

Segundo o governante, enquanto o turismo não reabrir, as consequências são para as pessoas, famílias, trabalhadores que ficam sem rendimento e emprego, daí a necessidade de uma mudança de atitude e comportamento de todos.

“Quanto mais as pessoas se infectam umas às outras, quanto mais criam condições para que essa infecção exista, mais teremos casos. Quanto mais as pessoas fizerem ajuntamentos, quanto menos usarem máscaras e fizerem a higienização das mãos… haverá mais transmissões. As regras são sempre as mesmas: proteger”, enfatizou.

Ulisses Correia e Silva reforçou ainda que a vacinação está a um bom ritmo, tendo em conta a quantidade de vacinas disponíveis, das farmacêuticas AstraZeneca e Pfizer.

Recorde-se que os casos começaram a aumentar ainda durante a campanha eleitoral e após esse período, facto que tem vindo a ser muito criticado pela sociedade civil, uma vez que os políticos, e próprio Governo deviam ter actuado na prevenção durante a campanha, em vez de promoverem aglomerações. 

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top