São mil 445 toneladas de arroz, para dar resposta aos desafios da Segurança Alimentar e da Pandemia global de COVID-19. O valor estimado é de 170 mil contos.
No acto informal de entrega, que aconteceu, na manhã desta sexta-feir, 30, por vídeo-conferência, o embaixador do Japão residente em Dakar (Capital do Senegal), Arai Tatsuo, esclareceu que este apoio se insere no âmbito da Ajuda Não-Reembolsável, que contribuirá para a Segurança Alimentar, decorrente da Pandemia da COVID-19 e dos efeitos da seca.
“Esta ajuda é, simultaneamente, a expressão do nosso apoio e da nossa confiança no Governo e por Cabo Verde ser um parceiro privilegiado”, avançou o diplomata japonês – citado pela Inforpress -, ajuntando que essa Cooperação permite, também, financiar projectos de desenvolvimento.
Por sua vez, o director Nacional dos Assuntos Políticos, Económicos e Culturais, Júlio Morais, reconheceu que este donativo vai ajudar o País a combater os impactos da COVID-19, lembrando que as Nações Unidas apontaram que, em Cabo Verde, os impactos económicos da Pandemia serão mais negativos de que em todo o Continente Africano.
Esta Ajuda Alimentar, cuja descarga teve lugar entre 3 a 08 de Abril, no Porto da Praia, inclui duas variedades de arroz, sendo uma de origem japonesa e a outra tailandesa.
Este Apoio enquadra-se nas relações de Amizade e de Cooperação entre os dois países e constitui um donativo do Governo nipónico, referente ao Ano Fiscal de 2019.