A morte abateu-se sobre uma das mais importantes Festividades do Judaísmo, em Meron, no Norte de Israel. Pelo menos, 40 pessoas morreram durante uma aparente debandada humana, quando dezenas de milhares de pessoas celebravam o “Lag Baomer”.
A Festividade de “Lag Baomer” é uma das mais importantes Festividades do Judaísmo, e, deste ano é o mais concorrido desde o início da Pandemia Global de COVID-19.
Na tragédia desta sexta-feira, 30, há mais de uma centena de feridos, estando dezenas em estado crítico.
“Acabamos de lidar com um dos piores desastres de Israel. Um momento terrível para pessoas que vieram celebrar o ‘Lag Baomer´ e o ‘Rabbi Shimon Bar Yochai’. Infelizmente, foram literalmente esmagadas até à morte”, referiu o vice-presidente de Operações, da Organização de Voluntários para Serviços Médicos, “United Hatzalah” – citado pelo portal pt.euronews.com.
A causa da tragédia ainda não está confirmada. Informações iniciais avançadas pelos Serviços de Socorro, davam conta do colapso de uma bancada.
O Exército israelita mobilizou-se para ajudar na transferência de feridos e administrar tratamento médico no local.
A Festividade de “Lag Baomer” regressou em força, este ano, sem grandes restrições, e com os habituais cânticos e bailes no monte Meron, na Galileia. No ano passado, as celebrações foram anuladas, por causa da Pandemia de COVID-19.