A Coordenadora do Cadastro Social Único em São Domingos, Geisa de Pina, considera que a paralização desse serviço no município é uma medida que prejudica os munícipes e acusa a vereadora para a área Social, Inês Gonçalves, de perseguição.
Segundo informações avançadas pela RCV, a coordenadora do serviço de Cadastro Social Único, em São Domingos, Geisa de Pina, considera serem totalmente falsas as acusações da vereadora Inês Gonçalves que aponta irregularidades nos serviços de Cadastro Social Único.
De acordo com Geisa de Pina, ela tem sido alvo de perseguição da Vereadora em questão, desde o início do mês de Dezembro.
Nesse sentido garante que vai levar o assunto “para as devidas instâncias para repor a veracidade dos factos”, afirma Geisa de Pina.
Para Geisa de Pina, a suspensão dos serviços de Cadastro Social só prejudica as famílias deste município, e, segundo diz, aconteceu apenas para “satisfazer o ego da Vereadora”.
De acordo com Geisa de Pina as famílias cadastradas são escolhidas de acordo com as respostas dadas às 106 perguntas do inquérito a nível nacional, de modo que não tem o controle sobre quem pode ou não ser selecionado para beneficiar do cadastro.
A suspensão do cadastro Social é justificada pela autarquia com base em “irregularidades” detectadas.
Irregularidades essas que Geisa de Pina reconhece, no que toca à gestão do Cadastro, mas afirma que todos foram cometidas a mando da vereadora Inês Gonçalves.
“Estou a ter conhecimento de alguns casos, que não sabia, ter sido a própria Vereadora quem pediu que se fizesse o cadastro na casa daquelas famílias”.
No intuito de resolver tais irregularidades, diz que, “aquelas pessoas já foram contatadas e pedimos que se fizesse uma atualização dos seus cadastros, alguns estão desistindo de dar informações e ao não dar informações corretas, serão eliminadas do cadastro por um período de seis meses”.
No município encontram-se aproximadamente 2538 famílias cadastradas.
A Câmara Municipal de São Domingos emitiu um comunicado onde garante que uma nova coordenadora do Cadastro Social único vai entrar em serviço na próxima semana.
C/RCV