O Parlamento Europeu (PE) aprovou o Acordo de Comércio e Cooperação entre União Europeia (UE) e Reino Unido, que estabelece o novo quadro de relações entre as duas partes no pós-Brexit.
Numa votação realizada na terça-feira, mas cujo resultado foi anunciado apenas na manhã desta quarta-feira, 28 – escreve o portal jn.pt -, na abertura do terceiro dia da Sessão Plenária, que decorre em Bruxelas – dado o processo de contagem de votos à distância ser mais moroso -, o Acordo foi aprovado com 660 votos a favor, cinco contra e 32 abstenções, encerrando-se, assim, o longo processo de divórcio entre UE e Londres.
O Acordo de Comércio e Cooperação pós-Brexit, negociado entre o Reino Unido e a UE foi concluído em 24 de Dezembro de 2020 e começou a ser aplicado, provisoriamente, em 1 de Janeiro, com um prazo para a sua ratificação até à próxima sexta-feira, 30 de Abril, para permitir a conclusão da revisão jurídico-linguística do Texto e respetiva aprovação pelo Parlamento Europeu.
A votação no Hemiciclo teve lugar depois de, em 15 de Abril, as comissões dos Negócios Estrangeiros e do Comércio do PE terem finalmente votado a favor do Acordo Comercial e de Cooperação pós-Brexit, abrindo caminho para sua ratificação final.
As comissões parlamentares haviam suspendido a votação em Março, em protesto contra as alterações britânicas nos acordos comerciais na Irlanda do Norte, que Bruxelas diz violarem os termos do Acordo de Saída do “Brexit”, tendo, por isso, aberto um processo de infracção a Londres.