PUB

Covid-19

Fogo: Responsáveis de saúde preparam acções para minimizar segunda vaga

Na ilha do Fogo, os responsáveis da Saúde estão a preparar acções para minimizar o impacto da segunda vaga da pandemia da covid-19 que deverá chegar à ilha.

Tendo em conta a “fase muito difícil” que Cabo Verde está a viver, o director da Região Sanitária Fogo e Brava, Evandro Monteiro, prevê que a ilha “não vai ficar de fora” e que é apenas uma questão de tempo até ser afectada.

Por isso, defende que estas estruturas de saúde, além das medidas definidas e socializadas, devem reforçar todas as acções de fiscalização e não deixar espaço para iniciativas que levem ao surgimento de vírus, como a organização de actividades culturais e não só.

“A nossa maior preocupação, além de preparação para a segunda vaga, é sensibilizar as pessoas para a vacinação, que poderá ser algo que nos ajude a não ter mortalidade como está a ser registado a nível das outras realidades”, precisou Evandro Monteiro, em declarações à Inforpress.

Com relação à situação no município de São Filipe, que contabiliza 16 activos, a delegada de Saúde, Joana Alves, indicou que na última semana o número de novos casos triplicou em relação à semana antecedente, passando de cinco para 15 casos.

Estes referem-se a 213 amostras analisadas, o que corresponde a uma taxa de positividade de 7%. Neste momento estão ainda mais de 40 amostras para serem analisadas.

Ao todo a ilha contabiliza 24 casos activos, sendo 16 no município de São Filipe, sete nos Mosteiros e dois em Santa Catarina. Duas pessoas estão hospitalizadas em São Francisco de Assis.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top