O submarino da Indonésia que estava desaparecido há quatro dias foi encontrado domingo, 25, no Mar de Bali, dividido em, pelo menos, três partes e com todos os seus 53 tripulantes mortos.
De acordo com o anúncio feito por oficiais do Exército e da Marinha da Indonésia – citado por pt.euronews.com -, as equipes de resgate encontraram novos objectos, incluindo um colete salva-vidas, que acreditam estar relacionados ao KRI Nanggala-402.
“Com base nas evidências, pode-se afirmar que o KRI Nanggala afundou e todos os seus tripulantes morreram”, disse o marechal Hadi Tjahjanto, durante uma entrevista colectiva.
Imagens divulgada pelas Forças Armadas da Indonésia mostram partes rachadas do submarino naufragado.
Yudo Margono, chefe do Estado-Maior da Marinha, explicou que o submarino foi dividido em três partes: o casco, a popa e a parte principal. Segundo ele, o KRI Nanggala-402 foi encontrado com essas partes separadas, o que pode ter sido resultado do facto de o submarino ter sido esmagado pela pressão da água, devido à profundidade maior do que ele poderia suportar.
Segundo Margono, uma “varredura” feita por meio de um sonar, detectou um objecto semelhante à embarcaçãoc a 850 metros de profundidade: o KRI Nanggala-402 é capaz de descer só a 250 metros.
Joko Widodo, Presidente da Indonésia, confirmou o resultado dos esforços das equipas de busca e enviou condolências aos familiares das vítimas, a quem descreveu como “os melhores patriotas”. “Todos nós, indonésios, expressamos nossa profunda tristeza por essa tragédia, especialmente às famílias da tripulação do submarino”, disse.
No sábado tinham sido encontrados objectos e destroços relacionados ao KRI Nanggala, o que levou a Marinha a acreditar que o submarino havia rachado e a mudar o “status” de “desaparecido” para “naufragado”.
Vários países ofereceram ajuda à Indonésia enviando aviões, helicópteros e navios para auxiliar as equipas de busca, como os Estados Unidos da América, Austrália, Índia, França, Alemanha, Malásia e Singapura.
No entanto, as esperanças de encontrar sobreviventes do naufrágio eram consideradas mínimas, devido às estimativas das autoridades de que as reservas de oxigénio teriam se esgotado já na sexta-feira, 23.
As autoridades ainda não deram uma explicação oficial para o acidente, mas afirmam que o submarino pode ter sofrido uma grande avaria eléctrica, que impediu a tripulação de retornar à superfície.