PUB

Sociedade

Vox Pop: O que espera do novo Governo?

Isabel Craveiro, professora reformada, Praia

Acredito que este novo Governo dará continuidade ao excelente trabalho que têm feito, tendo sempre em mente desafios e objectivos a atingir. O foco deve ser uma atenção especial à Saúde, à Educação e à Segurança. Em especial, precisa continuar a apostar nos jovens dando-lhes oportunidades para que se sintam engajados numa sociedade actual. De acordo com estas prioridades, as medidas urgentes devem ser: controlar a pandemia e ampliar o alcance do plano de vacinação, desenvolver mais postos de trabalho e garantir a igualdade de oportunidade para todos.

 

 

 

Rui Barros, funcionário do INPS, Praia

Gostaria de ver com máxima brevidade a substituição de alguns ministros que têm pastas importantes que precisam funcionar melhor. O novo Governo deveria criar as condições no Ministério da Economia e Finanças, deve fazer reformas que possibilitem a entrada de grandes empresas e investirem na industrialização do país em vários sectores de transformação e serviços. Precisa também melhorar a Justiça para mais e melhor segurança, melhorar a Saúde. Claramente, a prioridade passa por combater sem tréguas a pandemia da covid-19.

O Governo precisa esforçar-se para conseguir junto dos parceiros internacionais mais vacinas para toda a população. Com uma população saudável poderemos abrir as nossas fronteiras ao turismo e a investimentos estrangeiro, em diversas áreas para alavancar a economia do país. Para além da Saúde e da Economia, a Educação também deve ser prioridade.

 

Samir da Cruz Silva, ilha do Maio

Mais do que esperar, eu desejo que seja um Governo muito forte, com grande capacidade e trabalhar com as pessoas no centro das suas decisões. Devido ao contexto actual, precisamos de um Governo muito forte, com grande capacidade para trabalhar e fazer as coisas acontecerem. O foco inicial deve ser no combate à pandemia, apoio e assistência às famílias. Mas é fundamental planificar a recuperação económica do país e procurar financiamentos e apoios junto dos nossos parceiros de desenvolvimento para colocar em prática e executar o plano. 

Espero que seja este o Governo que finalmente há-de trazer o muito aguardado desenvolvimento turístico para a ilha do Maio. A primeira prioridade é o combate à pandemia. De seguida, é fundamental garantir o rendimento das famílias para que todos possam, sobretudo nesta fase difícil, viver com o mínimo de dignidade. Já a terceira seria o combate ao desemprego e salvar as empresas e empregos nesta fase difícil da pandemia.

 

 

Isabel Pereira, formando em Jornalismo, Praia

Espero que o novo Governo venha a apostar mais no Emprego, Saúde, Transporte (tanto aéreo como marítimo). Este deve ainda criar políticas públicas de Segurança nacional, fazer uma descriminação positiva entre as ilhas para que todas possam desenvolver, investir mais e melhor na Educação, ou seja, cumprir com as promessas que fez ao povo que lhe deu mais um voto de confiança.

Esperamos do Ulisses Correia e Silva uma governação inclusiva, transparente e com oportunidade para todos, capaz de promover mais igualdade e oportunidade. No meu ponto de vista, as áreas de maior urgência devem ser a Saúde, a Segurança e o Emprego. Neste exato momento o que mais precisamos é combater esta pandemia através da vacinação da população para melhorar a economia e assim… mais emprego. 

 

 

Filomena Marta, professora reformada, São Vicente. 

Espero que o novo Governo cumpra todos os objectivos  propostos e, que as metas sejam alcançadas de acordo com as promessas feitas ao eleitorado, estando sempre em primeiro lugar o bem-estar de Cabo Verde e dos cabo-verdianos.

Ulisses Correia e Silva pediu cinco anos para concretizar todos os objectivos estipulados, mas, devidos a factores internos e externos neste caso, a seca prolongada e a covid-19, não foi possível. Por isso o povo decidiu dar-lhe um voto de confiança para a concretização das promessas anteriormente anunciadas. Para mim, a atenção imediata deve ser dada a erradicação da epidemia do nosso país através da vacinação massiva da população  para que a economia e o país possa crescer. Além do combate à pandemia, precisamos de mais investimentos na área da Saúde para combater as doenças não transmissíveis e não contagiosas, retomar a economia assim que for possível para sanar o problema do desemprego e a pobreza extrema e mais investimentos na área da educação.

 

Willyam Pires, Balconista (Santo Antão) 

-Que seja sério, que discuta e encontre soluções para as questões pertinentes e que faça chegar a vacina a todos os cabo-verdianos, em vez de estar a brigar com o Parlamento. Primeiramente, deve centrar a sua atenção no combate à pobreza extrema, ajudar as pessoas que têm mais dificuldades, com destaque para os idosos, a quem devem, aliás, subir a Pensão Social.  Deve, ainda, encontra modos para fazer que a vacina contra a COVID-19 chegue a todos, a par de melhorias na prestação dos cuidados de Saúde e criação de mais postos de emprego. 

 

 

 

Laura dos Santos, enfermeira (São Vicente) 

-Que cumpra as promessas feitas, que respeite os cidadãos que votaram ou não votaram nas suas promessas e defenda os interesses do nosso País. Por agora, deve focar na Saúde para todos, porque vemos muitas pessoas a serem evacuadas e outras que não conseguem e morrem, à espera de tratamento. A meu ver, deveria ter, pelo menos, um especialista em cada Ilha, para responder a demanda dos pacientes, ou, então, criar meios que permitam que os pacientes desloquem para o exterior, com menos burocracia. As três primeiras medidas a serem tomadas, a meu ver, são: a criação de mais postos de emprego; investimento em formação, para jovens de todas as ilhas; e aumento do Salário Mínimo.

 

 

 

(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 712, de 22 de Abril de 2021)

PUB

PUB

PUB

To Top