A Fase Regional da Taça de Cabo Verde de Xadrez começou, sexta-feira, 23, em Ribeira Grande (de Santo Antão). A Prova, que acontece na sede do Rosariense, é organizada pela Associação local da modalidade.
Nesta Competição Regional, que se prolonga até o dia 2 de Maio, participam 13 xadrezistas dos concelhos da Ribeira Grande e do Paúl.
Segundo o presidente da Associação de Xadrez de Santo Antão, Arlindo Rodrigues, que falava à Inforpress, o propósito é estimular e massificar a prática do Xadrez, reintroduzindo o costume dessa modalidade na “Ilha das Montanhas”.
“Queremos estimular o jogo do Xadrez em Santo Antão, porque, devido à situação pandémica em que estamos a viver no País, este Desporto estava em baixo na Ilha”, explica Rodrigues.
A mesma fonte afiança que não será permitida a presença de muitos assistentes no evento, mas garantiu que, futuramente, quando a situação da COVID-19 estiver controlada, a prática será alargada a toda a Ilha.
Por seu turno, o vereador do Desporto da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Paulo Rodrigues, disse estar muito satisfeito porque o Xadrez sempre teve uma certa dinâmica no Concelho.
“Agora, estamos a retomar esta dinâmica, porque há grandes jogadores e, também, queremos promover a criação de escolas de iniciação, com uma política mais alargada aos clubes federados”, anuncia Paulo Rodrigues.