A designer de moda Stephanie Silva, em parceria com o Café Verde, apresenta este sábado, em Mindelo, um desfile de moda em comemoração ao mês Abril “Zero Waste”, que faz alusão ao consumo consciente e sustentável. O lema é comprar menos e reutilizar mais.
A designer se apresenta através da sua marca Climax Moda e Design, cuja uma das bases é a sustentabilidade. “Nem todos os nossos produtos são feitos com material sustentável, porque sempre existe a necessidade de comprar alguma coisa, mas, defendemos esse consumo sustentável e reaproveitamos tudo o máximo possível”, explica Stephanie Silva, em entrevista ao A NAÇÃO.
E por defender e cultivar a economia circular, também opta por comprar tudo localmente.
No desfile, a marca apresenta uma coleção feita à base de jeans usados, calçados à base de pneu e tecidos africanos, mas também uma coleção de jóias de prata, denominada “Norra”, inspirada nas formas geométricas do Pano de Terra.
“Na indústria têxtil, jeans é o material mais nocivo, que causa mais estragos no planeta terra. Obriga a utilização de muitos químicos, cujos resíduos são depois descartados no mar e nos rios, sem falar da exploração de mão de obra”, sustenta a designer.
Através de uma campanha online, a marca tem recolhido jeans usados pela ilha de São Vicente, bem como outros materiais, que resulta depois na fusão de elementos diferentes e dá vida a novas peças de roupa.
“Muito mais do que algo que está na moda, muito mais do que uma tendência, a sustentabilidade para nós é um sentimento, uma maneira de ser e de estar, de sentir e de criar”, alega, sublinhando que a sustentabilidade está presente, não só nos materiais utilizados, mas na própria história que é contada e no conceito de cada produto e coleção.
Para Stephanie, o diferencial quando se fala em produtos nocivos está na postura assumida depois de saber qual o ponto positivo e negativo, tanto para as pessoas quanto para o planeta. E é aí que entra o consumo consciente e sustentável.
O desfile, em modo performance, decorre todo ele em volta deste conceito sustentável e da sensibilização para a questão ambiental. Engloba uma mistura de técnicas – costura e renda, e estará acompanhado do som do violino, pelas mãos de uma criança de 12 anos.
A escolha do mês de abril para ser o mês Zero Waste prende-se com o facto de durante este mês, também se comemorar o dia do têxtil e dia da Terra.