A Indonésia disse, este sábado, que recuperou destroços de um submarino que desapareceu com 53 tripulantes, na Costa de Bali, incluindo componentes e itens de dentro do navio atingido.
“Nos últimos dias, recuperamos destroços e itens do último local em que o submarino estava mergulhado”, disse o chefe da Marinha indonésia, Yudo Margono, aos jornalistas – citado por jn.pt, acrescentando que “(os itens) não teriam saído do submarino, se não houvesse pressão externa ou sem danos no seu lançador de torpedo”.
Os objectos encontrados foram peças de um alisador de torpedo, uma garrafa de graxa, usada para olear o periscópio e tapetes de oração.
Além disso, o chefe da Marinha adiantou que foi encontrada uma fonte de grande magnetismo, a uma profundidade dentre 50 a cem metros.
A Marinha Indonésia acredita que a embarcação terá afundado, diminuindo, assim, a esperança de encontrar sobreviventes.
O submarino KRI Nanggala 402 desapareceu, na passada quarta-feira. “Com as evidências que encontramos, que se acredita serem do submarino, agora, passamos da fase de ‘submersão’ para ‘afundado'”, disse Margono.
As autoridades já tinham alertado que as reservas de oxigénio na embarcação iriam terminar este sábado.
Mais alguns meios são esperados, durante o dia de hoje, na Indonésia, para auxiliar nas operações. Um Boeing P-8 Poseidon dos Estados Unidos da América e navios de resgate de Singapura chegam, também, este sábado, e juntam-se a 20 navios e quatro aeronaves indonésias e a um navio de guerra da Austrália.
No domingo, 25, deverão chegar navios de resgate da Malásia.