PUB

Mundo

Rússia: Presidente Putin pronto para receber o homólogo ucraniano

O Presidente russo culpou a Ucrânia por “destruir” as relações bilaterais, mas disse que se o seu homólogo ucraniano as quisesse restabelecer, seria bem-vindo em Moscovo.

Durante um encontro com o Presidente da Bielorrússia em Moscovo – escreve o portal pt.euronews.com -, na quinta-feira, 22, Vladimir Putin acusou a Ucrânia de “esforços para destruir, essencialmente”, a Igreja Ortodoxa Russa”.

No início desta semana, o Presidente bielorusso, Zelenskyy ofereceu-se para se encontrar com Putin, em Donbas.

Na ocasião, Putin disse que se a liderança ucraniana quer resolver o conflito, deveria, primeiro, conversar com os líderes separatistas do Leste, e, só depois disso, discutir o assunto com a Rússia e ir a Moscovo – a Capital.

Entretanto, o líder bielorrusso disse que o homólogo ucraniano precisava “de aprender a comportar-se, diplomaticamente”.

No início deste mês, o vice-Primeiro-Ministro ucraniano disse que o País deixaria de enviar uma Delegação a Minsk, para conversações no âmbito do Grupo de Contacto Trilateral, afirmando que a Bielorrússia estava sob a influência de Moscovo.

Lukashenko chamou à sugestão “estupidez”, acrescentando que as partes eram livres de escolher outro País para acolher as conversações.

PUB

PUB

PUB

To Top