O Observatório da Cidadania Activa destacou hoje o elevado sentido de profissionalismo com que a classe docente tem enfrentado a pandemia da covid-19 em Cabo Verde e exortou as famílias a estarem, também, elas, cada vez mais próximas das escolas, de modo a construir fortes pilares para o sistema de ensino e educação.
“A classe teve que se adaptar à nova realidade, descobrindo novas oportunidades e alternativas e, ao mesmo tempo, encarando sérios riscos para a sua própria saúde mas, sempre, com um elevado sentido de profissionalismo que orgulha o país”, aponta o organismo, na data em que se celebra o dia do professor cabo-verdiano.
O observatório recorda ainda que o ambiente de ensino tem sofrido alterações, nomeadamente a substituição, em algumas ocasiões, da sala de aula pelo ensino a distância, numa missão que nem sempre é fácil nos dias de hoje.
“Uma verdadeira cidadania só se constrói com professores assim. Determinados em vencer os obstáculos e encarar de frente os desafios almejando sempre dias melhores”, observa.
O observatório destaca ainda que “professores assumem, muitas vezes e em condições difíceis, o papel de pais e encarregados de educação, aumentando ainda mais a responsabilidade que os docentes têm no sistema educativo e na sociedade cabo-verdiana no geral”.
Por este motivo, exorta as famílias a estarem cada vez mais próxima das escolas, de forma a ajudar a construir “fortes pilares”, sobre os quais se deve suportar o sucesso do sistema educativo.