O Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM), promove, em parceria com o Banco Mundial, a primeira formação na área de prevenção e investigação de acidentes marítimos em Cabo Verde.
Esta acção de capacitação, que decorre em Mindelo, tem início na segunda-feira (26), prolongando-se até o dia 6 de Maio.
A mesma será ministrada pela International Maritime Safety Security and Environment Academy – IMSSEA, com sede em Itália, especializada em formações e treinos de nível avançado, no âmbito de um acordo bilateral com a International Maritime Organization – IMO.
Pelo facto de ser a autoridade nacional responsável pela prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos e marítimos, uma das principais atribuições do IPIAAM é também a promoção de ações de formação, capacitação e sensibilização dos principais intervenientes no sector da aviação civil e marinha mercante.
A referida formação, em conformidade com o Curso Modular 3.11 da IMO, destina-se aos gestores e técnicos operacionais, com intervenção direta, ou indireta, na segurança operacional no sector marítimo, e pretende fornecer aos participantes, conhecimentos e uma visão sobre os procedimentos necessários para a investigação de acidentes marítimos e ações de acompanhamento, bem como, fornecer técnicas de recolha, análise e elaboração de relatórios de investigação.
O curso contempla igualmente, uma forte componente prática, que prevê estudos de caso com exemplos reais de como organizar e conduzir investigações de acidentes e incidentes marítimos de acordo com as normas e práticas internacionalmente aceites.
Deste modo, a realização da aludida formação configura-se como uma das ações que deverá contribuir para a consciencialização e familiarização dos técnicos e profissionais nacionais, a respeito das atividades que desenvolvem, que aliadas à aplicação de medidas de segurança coletivas e individuais, constituem medidas fundamentais para garantir a prevenção de acidentes e, por conseguinte, possibilitar a consolidação da segurança operacional.