PUB

Mundo

Combatendo rebeldes: Morreu o Presidente do Chade, Idriss Déby

O Presidente do Chade, Idriss Déby, que estava no Poder há 30 anos, morreu, esta terça-feira, 20, após ferimentos sofridos enquanto comandava o Exército na luta contra rebeldes no Norte daquele País africano.

O Presidente Idriss Déby, de 68 anos – noticia o portal dw.com -, morreu, esta terça-feira, 20, em consequência de ferimentos sofridos enquanto comandava o Exército num combate, no Norte, contra rebeldes da Frente para a Mudança e Concórdia no Chade (FACT), durante o fim de semana.

“É com profunda amargura, que anunciamos ao Povo chadiano, a morte, esta terça-feira, 20 de Abril de 2021, do Marechal do Chade”, enquanto “defendia a integridade territorial no Campo de Natalha”, anunciou o porta-voz do Exército, general Azem Bermandoa Agouna, numa Declaração lida na TV Tchad.

Entretanto, um Conselho Militar tomou o Poder no Chade. O filho do Chefe Estado, Mahamat Idriss Déby Itno, Chefe da Guarda Presidencial, foi nomeado como seu sucessor.

A morte de Idriss Déby, um dos líderes africanos há mais tempo no Poder, ocorre um dia depois de ter sido anunciado como vencedor das Presidenciais de 11 de Abril e reeleito para um sexto Mandato, com 79,32 por cento  dos votos, segundo resultados provisórios, divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral Independente.

Na segunda-feira, 19, o Exército chadiano anunciou a morte de mais de 300 rebeldes.

O Grupo FACT lançou uma ofensiva, a partir das suas bases na Líbia, a 11 de abril, dia das Eleições Presidenciais no Chade.

Cinco soldados também foram mortos e outros 36 foram feridos em combates contra os rebeldes no passado sábado, além de terem capturado três líderes da FACT, disse o general Agouna, porta-voz dos militares.

Já os rebeldes da FACT, um Movimento Militar e Político rebelde, fundado em 2016, que procura desestabilizar o Governo.

PUB

PUB

PUB

To Top