PUB

Sociedade

Cabo Verde cai duas posições no ranking da liberdade de imprensa

Segundo informações avançadas pela organização Repórteres Sem Fronteiras, Cabo Verde caiu duas posições no ranking mundial da liberdade de imprensa.

Cabo Verde, que ocupava a posição 25º, em 2020, agora ocupa a posição 27º do ranking, num total de 150 países. 

A nível dos países lusófonos, Portugal, é o mais bem posicionado, tendo subido uma posição em relação a 2020 e ocupa agora o 9.º lugar.

Brasil, na contra mão, é o pior, na 111.º, tendo descido quatro posições, Timor-Leste subiu sete, encontra-se na 71.º posição, enquanto Guiné-Bissau desceu um lugar para a 95.º posição. 

Já Moçambique desceu quatro passando para o 108.ºlugar do ranking, enquanto Angola subiu três, estando na 103.º posição.

De acordo com os Repórteres sem Fronteira (RSF) houve uma “deterioração dramática” da liberdade de imprensa desde o início da pandemia.

A organização aponta também que 73% dos países têm sérios problemas com a liberdade de imprensa.

Os RSF consideram ainda que a pandemia da covid-19 tem sido usada pelos países para “bloquear o acesso dos jornalistas à informação, fontes e reportagens no terreno”. 

A nível mundial 6 jornalistas foram mortos em 2020, devido ao seu trabalho jornalítico, assim  como quatro assistentes de mídia.

No total há 304 jornalistas presos no mundo inteiro.

Índice deste ano, que avalia a situação da liberdade de imprensa em 180 países e territórios, mostra que o jornalismo é, sem dúvida, a melhor vacina contra o vírus da desinformação.

Noruega, Filândia e Suécia são os país mais bem posicionados, enquanto Turcomenistão Coreia do Norte e Eritreia  são os piores em termos de liberdade de imprensa.

PUB

PUB

PUB

To Top