Líder do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva exerceu o seu direito de voto “tranquilo” e “confiante”, na manhã deste domingo, no campos da Uni-CV, no Palmarejo, e apelou a todos os cidadãos a darem o seu contributo para a democracia através do voto.
O líder da candidatura “Cabo Verde no caminho seguro” mostrou-se confiante na vitória do seu partido, minutos após ter exercido o seu direito de voto, por volta das 10 horas da manhã deste domingo.
“A expectativa é de vitória, esperamos que haja uma boa participação, que as pessoas saiam de casa, exerçam o seu direito de cidadão, votando aqui no país e na diáspora”.
À saída da assembleia de voto, o cabeça-de-lista do MpD pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, disse estar “tranquilo”, pois o seu partido fez uma “boa campanha” e a “mensagem passou”.
Por isso, o líder do MpD espera que o seu partido vença as eleições legislativas e com maioria absoluta
“Esperamos uma maioria [absoluta] que permita que tenhamos estabilidade governativa. Pois, o Parlamento é fundamental para viabilizar os instrumentos da governação (…) e é bom para o país que haja estabilidade, particularmente nesta fase que é muito exigente da governação”, sublinhou o líder do MpD, referindo-se ao contexto pandémico.
Tendo em conta a elevada taxa da abstenção registada nas legislativas de 2016, Ulisses Correia e Silva fez um apelo ao voto da população, pois é um direito de todos e “quanto mais as pessoas exercerem o seu direito de voto, mais a democracia sai reforçada”.
Nas legislativas de hoje serão eleitos 72 deputados para a Casa Parlamentar, em 13 círculos eleitorais, sendo 10 no país e três na diáspora.
Santiago Sul, com 19 mandatos, Santiago Norte, com 14, e São Vicente, com 10 deputados, são os maiores círculos eleitorais do país. Santo Antão elege seis deputados, Fogo cinco e Sal elege quatro deputados.
Já Brava, Maio, Boa Vista, São Nicolau e os três círculos eleitorais da diáspora elegem dois deputados, cada.
O MpD, PAICV e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três da diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).