PUB

Círculo Santiago Sul

Legislativas/Praia: Material de campanha condiciona abertura de Assembleia de Voto na Terra Branca

A Assembleia de Voto, na escola primária de Terra Branca, Praia, iniciou o funcionamento com uma hora de atraso, às 8h. A presença de material de campanha a menos de 500 metros dessa Assembleia de Voto condicionou as atividades. 

O atraso gerou descontentamento entre os eleitores, principalmente idosos que já se encontravam na fila. Aliás, alguns cogitaram desistir, face à situação de pandemia que se vive. 

A presença de material de campanha perto da assembleia de voto criou, também, um desentendimento entre o responsável da CNE e alguns eleitores no local, contra a retirada do material. 

Com o acionamento da polícia, que se encontrava no local, e reforço da CNE, os materiais de propaganda eleitoral foram retirados e o processo de votação arrancou às 8h00, em ponto, após a exposição pública da urna. 

O policiamento da assembleia está garantido por dois policiais da Polícia Nacional, as mesas de votos possuem representantes de todos os partidos, para além de observadores internacionais da CEDEAO que circulam pelo local. 

A afluência na parte da manhã é considerável, sendo que muitos escolheram este período para evitar aglomerações ao longo do dia. 

O uso de máscaras tem sido cumprido bem como do distanciamento no decorrer da votação.

Nas legislativas de hoje serão eleitos 72 deputados, para a Casa Parlamentar, em 13 círculos eleitorais, sendo 10 no país e três na diáspora.

Santiago Sul, com 19 mandatos, Santiago Norte, com 14, e São Vicente, com 10 deputados, são os maiores círculos eleitorais do país. Santo Antão elege seis deputados, Fogo cinco e Sal elege quatro deputados.

Já Brava, Maio, Boa Vista, São Nicolau e os três círculos eleitorais da diáspora elegem dois deputados, cada.  

O MpD, PAICV e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três da diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

PUB

PUB

PUB

To Top