PUB

Política

Legislativas: Pedro Pires espera ver voto electrónico implementado no país 

Eram 9h20 quando o antigo presidente da República, Pedro Pires, votou, na cidade da Praia, na mesa PR-BF-01 destinado a eleitores da Prainha, nas instalações da Universidade de Santiago. Pedro Pires deixou um repto para a utilização do voto electrónico em Cabo Verde e falou do valor pedagógico do voto.

 “Afinal entramos num sistema em que o voto tem um valor importante. Toda a vontade política é expressa através do voto. Portanto, é preciso insistir para que as pessoas deem valor ao acto de votar e passar a ser um hábito normal”, avançou, em declarações à RCV.

Pedro Pires lembrou que há vários países onde já se utiliza essa modalidade de voto, e que em Cabo Verde, o sistema já está todo ele mais ou menos digitalizado, o que facilita a contagem e a extração dos resultados.

Questionado se o voto electrónico pode combater, até certo ponto, a abstenção, diz que é bem possível.

“Eu acho que na Assembleia já fazem o voto electrónico”, diz, avaliando que para maioria da população os recursos técnicos teriam de ser muito maiores.

É uma questão, diz, a ser estudada e decidida, mas que acredita que virá, mais cedo ou mais tarde.

Pedro Pires deixou um repto igualmente ao valor pedagógico do voto.

Nas legislativas de hoje serão eleitos 72 deputados, para a Casa Parlamentar, em 13 círculos eleitorais, sendo 10 no país e três na diáspora.

Santiago Sul, com 19 mandatos, Santiago Norte, com 14, e São Vicente, com 10 deputados, são os maiores círculos eleitorais do país. Santo Antão elege seis deputados, Fogo cinco e Sal elege quatro deputados.

Já Brava, Maio, Boa Vista, São Nicolau e os três círculos eleitorais da diáspora elegem dois deputados, cada.

O MpD, PAICV e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três da diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top