PUB

Círculo Santiago Sul

Legislativas: Carlos Veiga apela ao voto “massivamente e em consciência”

O antigo primeiro-ministro Carlos Veiga exerceu, este domingo (18), o seu direito de voto na Escola Secundária Pedro Gomes, na Praia. Aproveitou a ocasião para apelar aos cabo-verdianos para fazerem o mesmo “massivamente e em consciência”.

Em declarações aos jornalistas, disse esperar que as eleições decorram “bem” e que haja uma participação de todos os cabo-verdianos no País e na diáspora, para que “votem massivamente e em consciência” no partido que considerarem melhor.

Segundo a Inforpress, Veiga lembrou que é necessário combater a covid-19 mas, ao mesmo tempo, lançar as bases para o desenvolvimento económico e social o que, em democracia, “exige instituições fortes”, aquelas que têm maior apoio popular, por isso a participação dos eleitores para a escolha dos seus representantes “é fundamental”.

O antigo primeiro-ministro considerou que o direito ao voto “não foi dado”, mas “conquistado” por todos os cabo-verdianos, portanto que “não deixem que os outros os impeçam de votar, nem que os outros votem por eles”, sublinhando que “o futuro do País depende muito disso”.

Nas eleições de 2001, Carlos Veiga foi candidato a Presidente da República de Cabo Verde e obteve 49,95% dos votos, e em 2006, quando obteve 49,02%, perdendo as duas eleições presidenciais para Pedro Pires.

Foi primeiro-ministro no Governo do MpD de 1991 a 2001 e ainda embaixador de Cabo Verde em Washington durante três anos, até 31 de Janeiro de 2020.

Às legislativas de hoje para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

A nível da diáspora são eleitos seis deputados, sendo dois para a Europa e resto do mundo, dois para a África e dois para América.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

 C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top