Um grupo de 60 observadores internacionais já estão no país para acompanhar as eleições legislativas que acontecem este domingo, 18 de Abril. A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) vê a vista como sendo “muito positiva” e “motivadora”.
A presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira, fez estas declarações à imprensa após o ‘briefing’ de recepção dos observadores internacionais que teve lugar na tarde desta quinta-feira, 15, na cidade da Praia, com o objectivo de apresentar os preparativos das eleições legislativas.
A vinda de observadores internacionais, segundo a mesma fonte, é “uma motivação extra” para os actores nacionais darem o seu contributo para que o processo decorra na “normalidade”.
Serve igualmente, como acrescenta, para confirmar a leitura internacional de que Cabo Verde tem um processo eleitoral “credível, transparente, bem organizado e pacífico”.
Os observadores são provenientes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), órgãos da comunicação social estrangeira, bem como da Embaixada dos Estados Unidos da América e credenciadores da União Africana que ainda estão por chegar a Cabo Verde.
As eleições legislativas acontecem neste domingo, 18, com a participação de seis partidos políticos: PAICV, MpD e UCID, que concorrem em todos os 13 círculos eleitorais, PP e PTS, que concorrem em seis círculos e PSD, em quatro.
C/ Inforpress