Ulisses correia Silva encerrou o último dia de campanha, esta sexta-feira (16), na Achada de Santo António, na cidade da Praia, com confiança e um leque de compromissos assumidos para com os cabo-verdianos.
A candidatura do MpD para o círculo eleitoral de Santiago Sul, liderada por Ulisses Correia e Silva, encerrou a campanha, nesta sexta-feira, 16, com um mini comício em Achada Santo António, na cidade da Praia, reiterando a confiança depositada nos eleitores.
Mas nas últimas três semanas a comitiva ventoinha, sob o lema “Cabo Verde no caminho seguro”, desdobrou-se por todos os municípios do país para levar a sua mensagem e assumir compromissos para a próxima legislatura.
Alguns desses compromissos, segundo o partido, passam pelo desenvolvimento do país nas mais variadas dimensões. Como melhorias na área da saúde, com a criação, por exemplo, de serviço de cuidados intensivos nos hospitais centrais, ou a construção de centros de saúde.
Ainda, a retoma do turismo, com sustentabilidade e criar as condições para a subida do país no ranking da competitividade turística.
Na agricultura e pecuária, a candidatura liderada por Ulisses Correia e Silva, dispõe-se a mobilizar mais água para rega, melhorar o acesso dos pequenos agricultores ao crédito e promover o armazenamento e a logística de distribuição da produção.
A construção cais de pescas e a arrastadouros e de infraestruturas ligadas ao mar e às pescas serão contempladas, conforme o partido, bem como o desencravamento de localidades e acessibilidades.
Outro dos compromissos da plataforma do MpD, é criar as condições para a massificação da formação profissional e garantir a formação a todos os jovens.
Nos transportes, o partido de Ulisses Correia e Silva propõe criar condições para a adopção do mecanismo de obrigação de serviço público em determinadas linhas consideradas estruturalmente deficitárias.
Na plataforma eleitoral do partido estão incluídas propostas, por exemplo, para áreas como a habitação social, o ambiente de negócios, o desporto, a justiça, cultura e entre outras.
Nas últimas eleições legislativas de 2016, o Movimento para a Democracia venceu com maioria absoluta, ao eleger 40 dos 72 deputados que compõem a Assembleia Nacional. No domingo, 18 de abril, Ulisses correia e Silva procura ser reeleito para um segundo mandato para liderar o país, pelo menos até 2026.
Além do MpD concorrem mais cinco partidos PAICV, UCID, PTS, PSD e PP, em 13 círculos eleitorais.