PUB

São Vicente

Mindelo comemora 142 anos de elevação à categoria de cidade

Mindelo celebra, esta quarta-feira (14), o 142o aniversário da elevação à categoria de cidade. Para assinalar a data, no seu site oficial, a Câmara Municipal de São Vicente recordou alguns dos acontecimentos que marcam a história da cidade e da ilha.

Mindelo foi elevada à categoria de cidade em 1879, com os seus 3.300 habitantes a poderem usufruir já de 27 ruas, uma praça – a conhecida D. Luís – cinco largos, 11 travessas, um beco e dois pátios, quase todos calcetados, arborizados e iluminados por um total de 120 candeeiros a petróleo, segundo os dados da época.

Mindelo recebeu o seu nome pela rainha D. Maria II, com a intenção de assinalar o desembarque das tropas liberais comandadas pelo seu pai, no lugar do Mindelo, próximo de Viana do Castelo, em Portugal, no ano de 1835.

Graças à sua localização geográfica, e devido ao importante papel do Porto Grande São Vicente, tornou-se num ponto fulcral nas ligações entre a Europa e o Atlântico, permitindo-lhe desenvolver uma estrutura socioeconómica, com novos hábitos e gostos, trazidos pela forte presença inglesa na ilha.

Dados oficiais da História de Cabo Verde apontam que no local onde hoje se localiza a Pracinha da Igreja, constituíram a então Aldeia de Nossa Senhora da Luz. Posteriormente, em 1819, foi rebatizada a aldeia como Leopoldina, em homenagem à imperatriz Maria Leopoldina, da Áustria.

Só em 1859, Mindelo foi elevado a vila, pois já possuía “quatro ruas, quatro travessas, dois largos e 170 habitações” para uso dos cerca de 1.400 habitantes, que viriam a prosperar com a instalação de várias companhias inglesas de carvão, sendo considerado em 1875 o maior porto carvoeiro do Atlântico médio.

Hoje podemos vislumbrar o cosmopolitismo de São Vicente e a riqueza da atmosfera cultural desta cidade. Uma cidade que esbanja belezas naturais, que oferece a todos, indistintamente, educação, saúde, lazer e serviços sociais de qualidade, uma cidade tão aberta e, ao mesmo tempo, tão calorosa.

Mindelo apostou na sua vocação de centro portuário, de capital de cultura, de pólo de atração do comércio e dos serviços. As obras de requalificação urbana nos bairros estão a ser um sucesso e a trazer uma nova dinâmica, para além de todos os investimentos que estão sendo feitos na área marítima, o que demonstra que a ilha está a preparar-se da melhor forma para que possa ser pujante, atrativo, seguro e cresça cada vez mais.

PUB

PUB

PUB

To Top