O candidato da UCID às legislativas de 18 de Abril, António Monteiro, fez campanha, na terça-feira (13), na cidade da Praia, com deslocações ao cais de pesca e ao Plateau.
O líder dos democratas-cristãos criticou as políticas do governo para o ordenamento do território e para as pescas, prometendo renegociar os acordos com outros países.
António Monteiro está a cumprir literalmente a promessa de acelerar o ritmo na ponta final da campanha.
O tiro de partida para ontem foi dado na Fazenda, seguindo-se o sprint até o cais de pesca. Pelo caminho Monteiro não desperdiçou nenhuma oportunidade para pedir o voto na UCID, voto que promete usar para corrigir a gestão do território na capital.
“O próximo ministro das infraestruturas e habitação tem um trabalho enorme porque o governo do MpD falou muito na habitação, nas infraestruturas, no ordenamento do território e infelizmente não vimos nada. Mesmo a orla marítima, tem uma situação difícil e que Câmara não tomou atenção, o governo não tomou atenção, justiça não tomou atenção. Temos que parar, temos que repensar para darmos a cidade capital melhores condições de crescimento e desenvolvimento possível”, disse António Monteiro.
Aos pescadores e às peixeiras, Monteiro foi dizer que votar na UCID é ter esperança num futuro melhor para o sector .
“Estamos numa ilha que tem mais de metade da população. Procuramos onde está uma infraestrutura de pesca a sério? Não há. Vejam um cais que leva meia dúzia de pequenos navios. Se há actividades do governo que estamos a falhar e que este governo falhou, é precisamente nos acordos de pesca. O acordo de pesca que temos assinado, é um acordo que tem lesado os interesses do país e temos que revê-lo, sentar a mesa com a UE, com outros países, com os quais temos acordos de pesca, para irmos mais a fundo, para defendermos os interesses das cabo-verdianas e dos cabo-verdianos”, acrescentou.
Do cais de pesca, Monteiro subiu ao Plateau para pedir o fim das maiorias absolutas. A campanha do líder da UCID prossegue esta quarta-feira em Santiago Sul durante a parte da manhã e à tarde, Monteiro vai estar em São Vicente.
A UCID concorre nos 13 círculos eleitorais do país no pleito do próximo dia 18. Estão 72 cadeiras de deputado em jogo no Parlamento cabo-verdiano.