A Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES) retirou a acreditação do curso de licenciatura em Ciências de Comunicação da Universidade Lusófona de Cabo Verde. A decisão foi tomada após fiscalização, na sequência de queixas feitas pelos estudantes.
Em deliberação publicada ontem, terça-feira, a ARES informa a decisão, tomada após inspeção e fiscalização no ciclo de estudos do curso de Ciência da Comunicação, na sede da Universidade em São Vicente.
A referida inspeção teve origem nas queixas dos estudantes, que reclamavam da falta de condições na ULCV para a conclusão do curso.
Após fiscalização, concluiu-se a não observância de critérios científicos e pedagógicos que justificaram a acreditação e registo do ciclo de estudos, o que ditou o cancelamento da acreditação, com efeito a partir do próximo ano lectivo.
Até lá, a ARES recomenda a realização de um Conselho Científico e Pedagógico da Universidade, para apreciação e decisão sobre o processo de atribuição de equivalências internas referente ao ciclo de estudos em andamento, bem como diligências junto dos docentes com notas por entregar para procederem à sua publicação até ao dia 23 de abril do ano corrente.
A ULCV deve ainda elaborar um plano de melhoria, dentro de um prazo fixado pela ARES, para criar as condições para a conclusão do ano lectivo em curso.
Nos últimos anos têm sido frequentes queixas de alunos da Universidade Lusófona, especialmente do curso de Ciências da Comunicação, apontando a falta de condições e o congelamento de notas, por causa de salários dos professores em atraso.