PUB

Sociedade

Iniciativa cívica entrega petição pública para mudança da política linguística cabo-verdiana

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, recebeu esta manhã uma petição pública para a mudança da política linguística cabo-verdiana, assinada por mais de 200 signatários.

Entre as assinaturas estão investigadores linguistas, professores de línguas e literatura, educadores, escritores, artistas, activistas, estudantes de graduação e outros profissionais.

O obectivo, segundo os promotores, é provocar uma resolução satisfatória da questão linguística em Cabo Verde, enquanto fenómeno social importante para o desenvolvimento humano.

“Os subscritores pretendem, através desta Petição, instar os candidatos a deputados e o futuro governo a, urgentemente, considerarem as medidas legislativas necessárias à mudança da política linguística para uma mais justa e mais respeitadora da ecologia linguística da nação cabo-verdiana e dos direitos humanos de natureza linguística”, lê-se, em nota enviada à imprensa.

Para além de Jorge Carlos Fonseca, o documento também já foi entregue nas sedes dos partidos políticos nacionais e enviado a todos os círculos eleitorais, de modo a chegar a todos os candidatos a deputado da Nação.

De acordo com a porta-voz do grupo, linguista e professora universitária, Karina Moreira, Jorge Carlos Fonseca mostrou-se interessado em esclarecer alguns pontos, nomeadamente relacionados com o ensino e com a introdução da língua materna no currículo escolar.

O documento vai ser agora analisado e, segundo as expectativas do grupo, introduzido na agenda política.

PUB

PUB

PUB

To Top