O Presidente do Partido Popular (PP), Amândio Barbosa Vicente, cabeça-de-lista em Santiago Sul, nas eleições de 18 de Abril, propôs a redução do número de deputados no parlamento e diminuir o tempo do mandato.
A ideia foi apresentada por Amândio Barbosa Vicente, que liderava ontem, sábado, a caravana dos populares em Tarrafal de Santiago, onde partilhou a sua plataforma eleitoral para os próximos cinco anos e auscultou as preocupações da população.
“O parlamento cabo-verdiano foi transformado pelos dos dois grupos de deputados num lugar de mal dizeres e de violência física”, apontou o candidato, que disse que a proposta do seu partido é reduzir o parlamento para metade com 36 lugares. A longo prazo, frisou, o objectivo é chegar a 20.
Além de reduzir o parlamento, Amândio Barbosa Vicente, também almeja a diminuição de mandatos para deputados e todos os cargos eletivos, para, no máximo, dois.
“Outra proposta mais forte é a questão do “Impeachment”. Temos que trazer este processo a Cabo Verde porque temos políticos a abusar, infringir normas e muito mais, onde o povo é obrigado a aguentar por cinco anos”, mencionou o candidato que disse que a ideia é trazer a impugnação para a casa parlamentar e para todos os cargos eleitos.
O candidato defende que é preciso ter mais ética na política, deputados dignos da casa parlamentar e propõe ainda a implementação de círculos uninominais.
“Com a representação uninominal o povo pode escolher o cabeça-de-lista ou o último da lista. A representação do povo será melhor, sendo que o sistema actual permite escolher o primeiro da lista”, referiu considerando que a política não pode ser um modo de vida para ganhar dinheiro.
Para o PP, hoje é muito evidente que o actual sistema político cabo-verdiano faliu, onde a falta de conexão entre eleitores e eleitos é manifesta e evidenciada pelo facto de cerca de dois terços dos deputados à Assembleia Nacional nunca ou muito raramente abrirem a boca durante os cinco anos de cada legislatura.
“Daí a necessidade de se alterar a Constituição para a efectivação de um sistema eleitoral com base num modelo diferente que consagre e estabeleça os círculos uninominais”, sublinhou.
Este domingo, 11, o Partido Popular esta no município da Ribeira Grande de Santiago – Cidade Velha, para apresentação das suas propostas eleitorais e contactos com a comunidade.
C/ Inforpress