Por: Ruben de Pina
A JPD Portugal, regozija-se com os ganhos alcançados pelo Governo de Cabo Verde no que tange ao sector de emprego e formação profissional. São ganhos substanciais num sector que bule de forma direta com a vida dos jovens. Sim, são ganhos que demonstram que o governo liderado pelo Dr. Ulisses Correia e Silva cumpriu com a juventude cabo-verdiana numa área que foi descurada pelo anterior governo do paicv. Nunca é demais lembrar que era a Janira Hopffer Almada quem tinha a tutela deste sector e que foi ela e as politicas por ela gizadas que levaram a desesperança de milhares de jovens.
Hoje, é com muita satisfação que a JPD-PT elenca os vários ganhos em prol da juventude. Por exemplo, orgulha-nos registar o aumento da cobertura regional das ofertas formativa, da subsidiação dos cursos, da oferta de cursos com maior diversificação e abrangência, do investimento na formação profissional, passando de 55 mil contos em 2016 para 158 mil contos em 2019, bem como isenção de propinas para pessoas com deficiência em todas as ações de formação profissional, secundário e superior e, ainda, aumento dos kits de emprego/empreendedorismo, passando de cerca de 2 mil contos em 2015 para 42 mil contos em 2019.
Enquanto associação juvenil partidária temos a responsabilidade de fazer pedagogia para o combate acérrimo ao “Fake news” e estamos atentos aos que cirurgicamente e estrategicamente são lançados em momentos pré-eleitorais pelos líderes do PAICV e da JPAI. Estamos atentos e vamos desconstruir as desinformações que são debitadas com o propósito de confundir os jovens mais incautos. Somos jovens e o nosso comprometimento é com a verdade. Fazemos a apologia da verdade e não permitiremos que aqueles que em matéria da Juventude não têm lições a dar a ninguém, pois uma é tão-somente a pior ministra da juventude da história do país e o outro é o “manito bomba” que volta apenas nos períodos pré-eleitorais e de campanha, se arroguem como defensores mor e salvadores da juventude cabo-verdiana.
As suas retóricas com certeza que não passarão junto dos jovens, pois estes têm memória e, com certeza, que se lembram que foram eles que hipotecaram o futuro dos jovens cabo-verdianos durante 15 anos da infeliz governação do PAICV. Lançam desinformações acerca da formação profissional e dos estágios profissionais que são desmentidas pelas estatísticas produzidas por entidades idóneas que revelam que cerca de 33% dos estagiários ficam imediatamente a trabalhar nas empresas onde realizaram seus estágios, bem como mais de 80% conseguem conseguem seu primeiro emprego em menos de 8 meses.
Reiteramos que os ganhos alcançados no sector em pauta são evidentes e substantivos, pelo que a JPD Portugal estará na linha da frente para que no dia 18 de abril os jovens renovem a sua confiança no MpD para que possamos continuar a contar com um governo que trabalha para resgatar a cada dia, a cada noite, e a cada pôr-de-sol a esperança dos jovens, gizando políticas ativas de emprego assertivas para criar postos de emprego principalmente para os jovens a fim de lhes proporcionar rendimento e felicidade. O Dr. Ulisses Correia e Silva precisa e merece mais uma legislatura para recompor os estragos dos 15 anos da governação do PAICV e da sua desastrosa ministra da juventude que deixou marcos históricos bastante negros junto dos jovens, isto é, a pior taxa de desemprego jovem no país.
A Janira Hopffer Almada foi uma ministra de má memória para a juventude cabo-verdiana que certamente não têm saudades nem dela, nem das suas políticas. Pois, sabem que quem falhou com a juventude também falhará com o país.
(Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 705, de 04 de Março de 2021)