A Fundação de fins caritativos Padre Ottavio
Por se encontrar em Itália, e devido à Covid-19, o padre Ottavio Fasano decidiu renunciar à função de presidente da Fundação. A idade avançada e o atual cenário pandémico é uma das causas da renúncia. Entretanto, desde outubro o próprio padre deixou nomeado os Freis Gilson Frede e Euclides Pires para dirigirem à instituição.
A fundação foi criada no final de 2019 com a divisão da então Associação de Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE) e começou a funcionar a partir de 2020.
Os novos dirigentes da fundação querem dar continuidade à finalidade da sua criação, mas também toda a obra que o padre Ottavio Fasano construiu durante 56 anos que esteve em Cabo Verde, em prol das pessoas mais desfavorecidas e ao desenvolvimento sustentável do país, sobretudo da ilha do Fogo.
A nova administração pretende igualmente garantir a sustentabilidade dos empreendimentos e preservar a filosofia e o nome do padre Ottavio Fasano, tendo já comunicado a todos os trabalhadores, colaboradores e voluntários de que doravante o Frei Euclides Pires é o novo responsável por todas as obras da fundação, passando a ser a pessoa de referência para todos e tudo que for necessário deve ser reportado “exclusivamente ao administrador”, apelando a todos para manter as suas actividades com serenidade e zelo.
A fundação Padre Ottavio Fasano visa a concretização da mensagem bíblica e evangélica “novos céus virão, a terra florescerá, viveremos como irmãos, a igreja é caridade”.