PUB

Sociedade

Geração Tik Tok: Rede social ganha projeção em Cabo Verde

Popularizou-se em 2020 durante o confinamento, mas, hoje, o Tik Tok é a quarta rede social mais usada no mundo, com 989 milhões de utilizadores. Cabo Verde junta-se, cada vez mais, a esta plataforma de entretenimento, que tornou-se viral entre os jovens. Já há no país uma comunidade de produtores de conteúdos, ou melhor dizendo, os Tik Tokers que vêm conquistando cada vez mais seguidores.

Não é nada mais do que um aplicativo que permite a criação de pequenos vídeos de três a 15 segundos com fundo musical.  É uma app que está puramente voltada ao entretenimento e comédia, e que tem feito sucesso em vários países.

Em Cabo Verde, já soma um número considerável de utilizadores.

Os vídeos que vêm sendo partilhados nas redes sociais mostram uma alta demanda dos jovens cabo-verdianos à aplicação chinesa Tik Tok.

Milhares de seguidores

É o caso do mindelense Kailony de 26 anos. Chegou no Tik Tok  durante o Estado de Emergência, em março de 2020, como forma de ocupar o tempo. Gostou tanto da “brincadeira” que hoje soma 55 mil seguidores na rede social e passou a denominar-se de produtor de conteúdos digitais ou tiktoker.

Na rede, publica essencialmente coreografias e procura projetar a própria imagem. O feedback, conforme diz, tem sido bom e já pensa em transformar a brincadeira em um trabalho e ganhar com o entretenimento.

O também mindelense Eric Pachito também faz parte da plataforma de vídeos. Destaca-se pela comédia, através de produção de apanhados, o que faz com que cada dia arrecade mais seguidores. Em um ano de uso da plataforma já soma um total de 117 mil seguidores no Tik Tok.

Monetização do tik tok em Cabo Verde  

Apesar do sucesso que esses tiktokers têm feito na internet, em Cabo Verde ainda não é possível ganhar com o engajamento da rede social, até porque o sistema de monetização ainda não funciona no país.

“É uma das desvantagens que temos em Cabo Verde. Se noutros países as pessoas conseguem ganhar algum dinheiro com o engajamento da rede social, aqui o sistema de monetização ainda não funciona e, infelizmente, não conseguimos ganhar com isso”, avança Kailony.

No entanto, esses jovens têm procurado outros meios de ganhar com o engajamento que têm tido na internet, através de publicidades e presença em eventos, transformando a projeção do Tik Tok em algum rendimento.

Internet cara

O custo e a velocidade da internet em Cabo Verde tem, também, segundo o tik toker Eric Pachito, dificultado a projeção dos produtores de conteúdo vídeo no país. 

“Nós não conseguimos carregar vídeos com rapidez e os internautas, devido ao alto custo da internet, ficam impossibilitados de permanecer, por muito tempo, na plataforma devido aos poucos megas”, acrescenta.

No início de 2020, devido ao confinamento, a aplicação atingiu a marca de um bilhão de downloads globalmente e no mesmo ano foi declarado o sétimo aplicativo mais baixado de toda a década.

 O Tik Tok está disponível em mais de 150 mercados e em 75 línguas.

Cabo Verde segue esta tendência mundial, com os produtores de conteúdos a marcarem presença cada vez mais no Tik Tok, não só por diversão mas também como fonte de renda.

PUB

PUB

PUB

To Top