PUB

Santiago

Desporto nacional de luto: Faleceu Tchibita vítima de covid-19

Faleceu, na manhã desta segunda-feira (5), o antigo futebolista, Gil Fernandes, vítima de covid-19. Tchibita, como era conhecido, tinha 85 anos.

Gil Fernandes encontrava-se hospitalizado há alguns dias, mas esta segunda-feira,5, acabou por não resistir às complicações, após ter contraído a covid-19.

Tchibita no mundo futebolístico, tinha uma larga passagem pelo futebol cabo-verdiano, tendo-se destacado, sobretudo como treinador do Boavista Futebol Clube da Praia, nos anos 80/90, para posteriormente assumir a liderança da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS).

Em 2018 a ARFSS homenageou-o no Estádio da Várzea, com a atribuição do seu nome à Supertaça Santiago 2018/19.

Gil Rezende Barbosa Fernandes nasceu na cidade da Praia no dia 2 de Maio de 1935. Daqui a um mês completaria 86 anos.

Nas redes sociais, são muitas as mensagens de consternação, mas também de força e consolo aos familiares e amigos.

“Há pessoas que me tocam fundo e me dizem muito. Uma dessas pessoas era o Senhor Gil Fernandes, amigo de toda a minha família, que acaba de falecer na cidade da Praia. O Senhor Txibita (completa personificação da boa amizade, da empatia e da generosidade) deixa enorme vazio no coração de todos, especialmente quantos lhe foram mais próximos”, escreveu Filinto Silva.

“Até um dia, Grande Txibita! Há pouco, soube desta triste e desoladora notícia! Fiquei sem palavras! Invadiu-me um profundo sentimento de tristeza!”, comentou também a líder do PAICV, Janira Hopffer Almada.

“Txibita, como era tratado pelos seus amigos, deixa-nos o legado de um homem bondoso e sempre disponível a ajudar os seus próximos. Antes da pandemia, diariamente, encontrámo-nos no nosso footing matinal, sempre acompanhado do seu amigo Lecy”, recordou ainda o jornalista Luis Carvalho.

PUB

PUB

PUB

To Top