Os viajantes de 11 países da União Europeia, incluindo a França, terão de fazer uma quarentena obrigatória de 14 dias à chegada a Portugal. Luxemburgo ficou de fora da lista, mas viagens só são aceites por motivos considerados essenciais.
Os passageiros provenientes de França, Itália, Bulgária, República Checa, Chipre, Eslovénia, Estónia, Hungria, Malta, Polónia e Suécia, além da apresentação de teste negativo, devem cumprir, após a entrada em Portugal continental, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde.
A informação foi avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
A obrigatoriedade de quarentena não se limita apenas a quem viaja de avião, mas também às entradas no país feitas através das fronteiras terrestres.
Estas medidas aplicam-se a países com uma taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, segundo informação prestada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.
Por isso, além da quarentena obrigatória apenas são permitidas viagens essenciais, a partir desses 11 países, ou seja, para a entrada de cidadãos nacionais ou estrangeiros que tenham residência no país, ou as de pessoas de países terceiros que estejam em viagem por motivos profissionais, de estudo e de reunião familiar, por razões de saúde ou humanitárias.
Ainda assim, a permanência em território português não deve exceder a 48h e os passageiros devem “limitar as suas deslocações ao essencial” do objetivo da sua viagem.
C/ Contacto